Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Nachos ou Tacos? Os dois!
Nachos ou Tacos? Os dois!
20 OUT 2017
ícone bigode
#Gastronomia

Ambos são feitos com farinha de milho ou trigo. São crocantes e fazem parte da cultura mexicana. Quer saber mais? Vem conhecer essa história que vai te deixar morrendo de fome!

 ¡Te quiero, nacho!

Um petisco triangular, apetitoso e que combina com ingredientes super deliciosos. Sim, esse é o nacho. Seu nome é em homenagem à Nacho Anaya, seu criador. Nacho –o homem, não o alimento, trabalhava no restaurante Victory Club, na cidade mexicana de Piedras Negras, cortada pelo Rio Grande e vizinha da cidade estadunidense Eagle Pass, no Texas. Nacho era assistente do chef. Num dia de 1943, alguns clientes vieram ao restaurante para saborear a culinária típica do país, mas o chef já tinha ido embora. Com rapidez e criatividade, o criador juntou, em um único prato, pedaços triangulares de tortilhas de milho, batatas, queijo, adicionou pimenta jalapeño e tchanããã: eis que surgia o nacho! Rapidamente a receita percorreu o país, ficando conhecida como “Nachos Especiales” e depois de algum tempo só como Nachos. Esse prato é um dos mais conhecidos no México, mas possui um pouco da cultura texana também. No mundo inteiro existe até um “salgadinho” que é igualzinho ao nacho. Mas esse foi criado por outro mexicano chamado Doradito, mais conhecido pelo apelido de Dorito.

 

¡Tacos, venga!

O primeiro taco feito na história foi criado pelos olmecas, povo que vivia em Veracruz e Tabasco, no México. Eles inventaram o processo de converter o milho em massa adicionando cal e deixando a mistura repousar. Como os homens trabalhavam no campo o dia inteiro, as mulheres criaram um sistema para alimentá-los de uma maneira mais fácil de transportar e consumir. A partir daí surgiu o taco. O nome vem do tipo de tortilha, denominada de “quauhtaqualli”. Com a dificuldade em pronunciar a palavra, começaram a chamar de “taqualli” e hoje em dia pelo nome que conhecemos, taco. Esse prato é muito comum no México. O taco é um círculo de massa dobrado ao meio, com as duas extremidades voltadas para cima, formando um vazio. É nesse vazio que vai o recheio, como carne de porco e vinagrete. Esse alimento se come com a mão e há toda uma técnica para que não escorra o recheio. O taco é algo tão presente na rotina gastronômica do México, que em 31 de março se comemora o Dia Mundial do Taco.

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood