Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Charreada
Charreada
03 JUN 2018
ícone bigode
#Cultura

Uma das mais importantes tradições mexicanas é a charreada, uma espécie de rodeio que representa a cultura e a história do país. É uma festa completa nas cidades do México onde as famílias e amigos se unem para as competições, ao som de muita música com os mariachis. O esporte se desenvolveu nas antigas fazendas mexicanas, quando os funcionários tentavam vencer seus companheiros com suas habilidades de montaria e laço.

Ao contrário dos rodeios do Brasil, não há prêmio em dinheiro nas Charreadas, por ser considerado um esporte amador e não profissional.  As provas não são cronometradas, mas julgadas e marcadas com base na delicadeza e graça dos concorrentes. A popularidade do cinema mexicano contribuiu à imagem do charro e solidificou sua relação com a música de mariachi.

A mais tradicional amostra da charreria é o Campeonato Nacional Charro, realizado em Guadalajara como parte do Encontro Internacional do Mariachi e a Charrería. O evento acontece todos os anos no mês de setembro. Os melhores mariachis e charros do mundo todo se reúnem para este evento, que também inclui shows e um grande desfile que percorre as ruas do centro histórico da cidade.

Em 2016, a charreria foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood