Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
¡Àndale! ¡Tengo hambre!
¡Àndale! ¡Tengo hambre!
05 OUT 2017
ícone bigode
#Gastronomia

Entre os principais pratos do México, além do Guacamole, os Burritos e as Quesadillas são garantia de sabor incomparável. Apesar de serem feitos com a mesma base, os formatos são diferentes e ambos possuem características próprias. Conheça a história dessas iguarias mexicanas. Antes de tudo, porém, é preciso explicar uma coisa sobre a tortilla (ou tortilha), base dessas delícias.  Trata-se de um disco fininho feito de trigo ou milho (maiz), parecido com uma massa de panqueca. Serve para vários pratos e combinações. A forma como se recheia e apresenta a tortilha é que define o nome da variação.

 

¡Yo soy um burrito!

 

Acredita-se que há muitos anos, na cidade de Chihuahua, no México, havia uma barraca de comida que pertencia a Juan Mendez, na fronteira do país com os Estados Unidos, mais precisamente perto do Rio Bravo. Alguns mexicanos foram morar do lado americano devido à revolução, e o contato com o lado mexicano se dava aos gritos, que questionavam como estava o país e também por meio da comida, já que o cheiro atravessava a fronteira.

 

Como os muchachos adoravam a comida de Juan, começaram a fazer pedidos. Mas até atravessar o rio, as comidas chegavam frias aos clientes. Foi aí que o cozinheiro resolveu enrolar carne, feijão, alface e alguns tipos de molhos em discos de trigo ou milho, as famosas tortillas – ou tortilhas – , e colocava tudo em sacolas. Dessa forma, a comida chegava quente ao destinatário. Mas outro problema surgiu: as encomendas foram aumentando e Juan não conseguia mais atender tanta demanda, sem falar que ela ainda tinha que levar as sacolas com as encomendas até a fronteira. Então o cozinheiro teve outra ideia. Comprou um burro para auxiliá-lo. A partir daí, as tortilhas enroladas passaram a ser chamadas de burrito. Legal, né?

 

Ilha, ilha, ilha!  ¡Yo quiero quesadilla!

 

A quesadilla – ou quesadilha em português,  surgiu da criatividade. Pequenos pães de milho, queijo e açúcar eram vendidos nas ruas como sobremesa. Eles tinham formas grandes e, às vezes, estavam cobertos de mel ou frutas. Esses doces eram chamados de quesadillas. Eram feitos de trigo e cozidos com manteiga. Anos mais tarde, já que a tortilha de trigo é muito comum no México, outras receitas foram feitas com o mesmo ingrediente. Foi o caso da quesadilla, que nada mais que é uma tortilha recheada de queijo – ou queso em espanhol.

 

Mas não é só isso. A quesadilla é grelhada após estar pronta para dar o toque final. A preparação mais comum é feita com a tortilha amassada com sal e banha de porco, ou farinha de trigo com manteiga. Logo se acrescenta o queijo e outros ingredientes e dobra-se no formato triangular, esquentando a iguaria numa chapa ou frigideira até que o queijo derreta. Dessa forma, a quesadilla fica crocante por fora e com recheio cremoso por dentro. Usar farinha de milho também é bem comum.

 

Aprenda a fazer a base

 

 

Tortilha de trigo

 

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

½ colher de chá de fermento químico em pó

3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente. Cuidado para não exagerar, caso contrário não forma bolhas na massa

1 xícara de água morna

 

Modo de fazer

Misture a farinha, o sal e o fermento em uma vasilha

Acrescente a manteiga e misture bem com as mãos até formar uma farofa

Acrescente água aos poucos e misture bem até soltar das mãos

Amasse bem e forme uma bola

Deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano de louça úmido

Divida a massa em 10 bolinhas iguais e deixe elas na vasilha cobertas com o pano para que não ressequem

Abra a massa com o auxílio de um rolo. Tente deixa-la bem redondinha e o mais fina possível

Coloque na frigideira antiaderente, não precisa untar

Quando começar a formar bolhas, vire e deixe tostar

Está pronta quando os dois lados estiverem tostados

 

Não deixe ficar crocante, a massa precisa ficar molinha para poder envolver os ingredientes

 

 

Tortilha de milho

 

Ingredientes
250g de farinha fina de milho
250g de farinha de trigo
15g de sal
250ml de água
20ml de óleo

 

 

Modo de fazer
Em uma tigela, junte todos os ingredientes secos.

Vá acrescentando a água aos poucos até formar uma massa compacta.
Junte o óleo e misture bem até ficar homogêneo.
Deixe a massa repousar por aproximadamente dez minutos.
Divida a massa em oito bolinhas do tamanho de um limão. Para abrir a massa, polvilhe um pouco de farinha na mesa e abra com um rolo, deixando-as redondas e finas.
Numa frigideira quente e sem óleo, a fogo alto, ponha a tortilha e deixe até dourar.
Fique virando a tortilha a cada quatro a cinco minutos para dourar dos dois lados.
 

 

Agora é só rechear!

 

COMPARTILHE