Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
A caveira que simboliza a vida
A caveira que simboliza a vida
12 ABR 2018
ícone bigode
#Cultura

Diferente de muitas culturas que enxergam na imagem da caveira algo mórbido, para os mexicanos ela simboliza a vida e o respeito por um ente querido. A caveira mexicana é um dos principais símbolos da celebração popular do Dia de los Muertos (Dia dos Mortos), uma festa tradicional, comemorada de 31 de outubro a 2 de novembro, e que homenageia as pessoas que já morreram.

O uso da caveira como símbolo sagrado foi incorporado à cultura mexicana por influência dos Maias, Incas e Astecas (povos pré-colombianos) que habitavam a região do México. Porém a caveira mexicana é estilizada, colorida e decorada com desenhos de flores.

O artista mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913) foi quem popularizou a imagem. O gravurista e cartunista ficou conhecido por suas gravuras sobre a temática da morte e foi o criador da famosa La Catrina. ‘La Cavalera de La Catrina’ mostra a figura do esqueleto de uma dama da sociedade usando chapéu. A imagem satirizava o modo de vida da alta sociedade mexicana da época e criticava os rumos políticos do país, sempre utilizando imagens de caveiras para representar a classe dominante.

Diego Riviera, companheiro de Frida Khalo, rebatizou a figura de Posada e a reproduziu em seu mural “Sonho de uma tarde dominical na Alameda Central”, pintada em 1948, vestida com um chapéu elegantíssimo ao lado dos três célebres artistas.

COMPARTILHE