Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Você conhece a padroeira do México?
Você conhece a padroeira do México?
13 JUN 2018
ícone bigode
#Cultura

A religião católica é predominante no México e a Nossa Senhora do Guadalupe é a padroeira do país, entre os cidadãos que se autodeclaram cristãos, 82,7% dos mexicanos são católicos. Em nossas casas é possível aprender um pouco sobre a cultura mexicana e ver imagens dessa santa, também conhecida como Padroeira de toda a América.

Mas você conhece a história da padroeira?

A virgem teve sua aparição para o indígena Juan Diego, enquanto ele estava a caminho da Cidade do México para sua aula de catequese. Nossa Senhora pediu então para Juan que fosse até o bispo Dom Zumárraga e pedisse que ele construísse um santuário para a honra e glória de Deus. Porém, quando Juan chegou até o Bispo, ele pediu uma prova da Virgem Santíssima.

Juan tinha um tio que estava muito doente e, ao invés de se encontrar com Maria para pedir a prova de sua santidade, foi procurar um sacerdote para ajudar seu tio. No caminho, Nossa Senhora apareceu novamente e disse:

“Não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua tilma (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”.

Depois dessas palavras, Maria pediu para que o índio subisse ao cume da colina para colher rosas de Castela frescas. Ele as colocou em seu manto e levou ao bispo. Quando Dom Zumárraga desdobrou a manta, as rosas caíram no chão e no manto estava a imagem da Virgem de Guadalupe. Vendo isso, o bispo levou a imagem Santa à igreja e cumpriu sua vontade.

O maior milagre da Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem estampada no manto de Juan. O tecido é feito de cacto e não dura mais de 20 anos, porém, este já existe há mais de quatro séculos e meio e está em exposição em sua Basílica no México.

COMPARTILHE