Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Cinco curiosidades sobre Frida Kahlo
Cinco curiosidades sobre Frida Kahlo
05 MAR 2018
ícone bigode
#Cultura

A mexicana Frida Kahlo virou símbolo da luta pela igualdade das mulheres. Filha de pai alemão e mãe espanhola, desde pequena teve uma saúde debilitada. Com seis anos contraiu poliomielite, com 18 sofreu um acidente e precisou fazer 35 cirurgias e, mais tarde, se viu obrigada a amputar uma perna. Apesar disso, passou a pintar freneticamente a sua imagem, com um espelho pendurado na sua frente.

Mas porque, afinal, ela é tão famosa? Confira cinco fatos sobre essa artista que você provavelmente não sabia:

 

1. Frida cursou medicina: A artista poderia ter tido uma história diferente. Antes de iniciar sua carreira como artista, chegou a cursar alguns anos da faculdade de medicina. Seu destino, porém, estava no sangue. Seu pai, Guillermo Kahlo, tirava fotografias e fazia pinturas autorais para passar o tempo e apoiou seu trabalho durante toda a vida.

2. Teve um relacionamento com Leon Trotsky: Frida foi casada com o pintor Diego Rivera e pesquisadores afirmam que eles tiveram um relacionamento bem complicado e abusivo. Era uma mulher engajada, amiga de revolucionários e acabou se envolvendo com o intelectual marxista e revolucionário bolchevique Leon Trotsky. Eles tiveram um romance que durou quase um ano e Rivera acabou descobrindo.

3. Sofreu três abortos: Com seus altos e baixos na vida pessoal e profissional, a artista perdeu três crianças. Este fato foi descoberto através de um registro que diz: "A pintura tem preenchido a minha vida. Perdi três crianças e uma série de coisas que poderiam ter preenchido esta vida miserável. A pintura substituiu tudo. Eu acho que não há nada melhor do que o meu trabalho".

4. Foi professora: Em 1942, Frida começou a lecionar artes na Escola Nacional de Pintura e Escultura do México. Foi defensora dos direitos das mulheres e viveu os últimos anos de sua vida na Casa Azul, no México. Desde 1958 o local abriga um museu em homenagem à pintora.

5. É autora de frases célebres: Como ícone mexicano conhecida mundialmente, Frida é autora de pensamentos tão famosos quanto ela. Uma das suas citações, em especial, é a cara da nuestra casa:

“Doutor, se me deixar tomar essa tequila, prometo que não vou beber no meu funeral! ”

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood