Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Dia de Los Muertos tem festa no México
Dia de Los Muertos tem festa no México
22 OUT 2018
ícone bigode
#Cultura

De 31 de outubro a 2 de novembro nossos hermanos mexicanos estão em festa!!! Essa é uma época do ano muito importante no país, quando comemoram o Dia dos Mortos. Em 2003 a Unesco declarou a festa como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e, apesar da coincidência das datas, o Dia dos Mortos mexicano não é Halloween e nem uma celebração de Finados brasileira.

Durante a festa é tradição reunir família e amigos para comemorar a visita dos antepassados à Terra. A famosa caveira mexicana (La Catrina), altares coloridos, fantasias, comidas e bebidas típicas mudam a cara de várias cidades do país.

O Dia de los Muertos já era celebrado pelos povos nativos mesoamericanos – maias, astecas, purépechas e totonacas – muito antes da conquista espanhola. Segundo a crença popular, nesses dias os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. No dia 1º de novembro vêm as almas das crianças, e no dia 2, as dos adultos. Para receber seus entes falecidos que as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, preparam suas comidas e bebidas preferidas, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte – uma maneira de deixar os mortos mais confortáveis no mundo dos vivos.

¡Arriba!

COMPARTILHE