Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
A caveira que simboliza a vida
A caveira que simboliza a vida
12 ABR 2018
ícone bigode
#Cultura

Diferente de muitas culturas que enxergam na imagem da caveira algo mórbido, para os mexicanos ela simboliza a vida e o respeito por um ente querido. A caveira mexicana é um dos principais símbolos da celebração popular do Dia de los Muertos (Dia dos Mortos), uma festa tradicional, comemorada de 31 de outubro a 2 de novembro, e que homenageia as pessoas que já morreram.

O uso da caveira como símbolo sagrado foi incorporado à cultura mexicana por influência dos Maias, Incas e Astecas (povos pré-colombianos) que habitavam a região do México. Porém a caveira mexicana é estilizada, colorida e decorada com desenhos de flores.

O artista mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913) foi quem popularizou a imagem. O gravurista e cartunista ficou conhecido por suas gravuras sobre a temática da morte e foi o criador da famosa La Catrina. ‘La Cavalera de La Catrina’ mostra a figura do esqueleto de uma dama da sociedade usando chapéu. A imagem satirizava o modo de vida da alta sociedade mexicana da época e criticava os rumos políticos do país, sempre utilizando imagens de caveiras para representar a classe dominante.

Diego Riviera, companheiro de Frida Khalo, rebatizou a figura de Posada e a reproduziu em seu mural “Sonho de uma tarde dominical na Alameda Central”, pintada em 1948, vestida com um chapéu elegantíssimo ao lado dos três célebres artistas.

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood