Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Guacamole: o protagonista
Guacamole: o protagonista
04 SET 2017
ícone bigode
#Gastronomia

¿Te gusta?

 

“Sí, ¡y cómo nos gusta!” Só de pensar nas fajitas, nos totopos e na enchilada o coração dispara. Se você não está familiarizado com estes nomes, significa que precisamos te apresentar a autêntica culinária mexicana. Os pratos mais populares como o guacamole, os nachos, quesadillas, chili, tacos e burritos representam muy bien a variedade de sabores e texturas, mas são apenas o aperitivo de um cardápio rico em proteínas, vitaminas, minerais e sabores marcantes. Vamos despacito. A aventura gastronômica começou quando os conquistadores espanhóis chegaram a Tenochtitlán, antiga Cidade do México. Lá, descobriram que o povo asteca se alimentava com um cardápio à base de milho e feijão – influência da cultura milenar Pré-Colombiana de 8.000 a.C.

 

 

 

Vale destacar que a mistura de “frijoles” (feijão) com “maíz” (milho) resulta num composto de aminoácidos que é excelente para a dieta. Bueno. Aos poucos, a cultura espanhola foi sendo incorporada e a culinária recebeu a adição de ingredientes como o arroz, a carne de gado e o vinho. Com as transformações, a base tradicional deste rico cardápio passou a conter muita pimenta, tomate, abacate, abóbora, cacau, baunilha, entre outras especiarias.  Não é à toa que em 2010, a Unesco declarou a culinária tradicional mexicana como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Hoje, a gastronomia mexicana moderna é resultado de diversas combinações de tradições, com forte interferência da base americana e indígena, além da espanhola, claro. Uma variação bastante popular é a tex-mex, mistura gastronômica mexicana com a cozinha da região do Texas, nos Estados Unidos. 

 

Agora, vamos ao que interessa: os pratos mais criativos e saborosos del mundo. Além dos tacos e nachos, a população mexicana aprecia uma vasta diversidade de pratos típicos diariamente. As tortillas e temales fazem parte de seu cotidiano, mas outra iguaria popular é o “mole poblano”. Este molho é elaborado com pimentas e chocolate, sendo tradicionalmente apreciado em aniversários e casamentos. Outro prato que tem destaque no país dos mariachis é o “pozole”, uma sopa ou guisado de milho e carne de porco muito consumido em festas natalinas. Entre os mais populares temos, ainda, a “machaca” – carne seca preparada de diversas maneiras – e o “chilorio” – carne de porco desfiada e condimentada. E o Guacamole? Sem dúvidas, ele é o queridinho.

 

Muito mais do que um purê de abacate temperado com sal e limão, o Guacamole é uma especialidade típica que não pode faltar em nenhum cardápio mexicano. Criado pela cultura asteca, o Guaca foi exportado para a Europa e conquistou apreciadores mundo afora. Apimentado pelos mexicanos e adocicado pelos espanhóis, tornou-se um prato saudável e versátil, servido como entrada ou acompanhamento. A receita original utilizava apenas a polpa do abacate, suco de limão, tomate e pimenta e apenas mais tarde foram acrescentados os condimentos como a cebola, o alho e o coentro. A designação do nome tem origem na palavra āhuacamolli da língua indígena nauatle – falada pelos astecas – que traduzida para o português acaba se decompondo em duas palavras: āhuaca (abacate) e molli (molho). Em tradução libre, o delicioso “molho de abacate” –  unanimidade quando o assunto é conquistar paladares.

 

Você também não resiste? Então, vem pro Guacamole apreciar nossos pratos e descobrir novas sensações. Ándale!

COMPARTILHE